Abin cria Centro de Inteligência e monitora manifestações do 7/9

O Centro de Inteligência criado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) em Brasília vai atuar no monitoramento das manifestações que estão programadas para o feriado de 7 de setembro de 2025. Conforme o órgão, essa ação busca prevenir riscos aos direitos fundamentais, além de garantir a segurança de autoridades e de quem pretende participar dos eventos.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Anunciada nesta quinta-feira, 4, a medida ocorre em um contexto de expectativa de protestos intensos e ambiente polarizado em várias cidades do Brasil. Os profissionais da Abin trabalharão em parceria com integrantes do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) e farão parte da Célula Integrada de Inteligência de Segurança Pública (Ciisp), estrutura vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.

Abin tem logística e segurança reforçadas na Esplanada

Alexandre de Moraes, Lula e Luís Roberto Barroso no Desfile de 7 de Setembro - Brasília - 07/09/2024 | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom
Alexandre de Moraes, Lula e Luís Roberto Barroso no Desfile de 7 de Setembro – Brasília – 07/09/2024 | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom

O Centro de Inteligência contará com apoio das superintendências estaduais da Abin, de modo a promover ações conjuntas com o Sisbin. A Esplanada dos Ministérios vai ter acesso interditado a partir das 23 horas deste sábado, 6, podendo haver antecipação do bloqueio. No dia 7, domingo, a entrada do público poderá ocorrer a partir das 6 horas, com inspeções obrigatórias em todos os pontos de acesso.

Os eventos do 7 de setembro devem atrair grupos de diferentes espectros políticos e pode refletir a polarização do cenário nacional. Estão previstas manifestações tanto de apoiadores da direita quanto da esquerda, incluindo atos de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Leia mais: “A fraude exposta”, reportagem de Edilson Salgueiro, Rachel Díaz e Carlo Cauti, publicada na Edição 285 da Revista Oeste

Em prisão domiciliar, o político vive momento conturbado, já que responde no STF por uma suposta tentativa de golpe de Estado, num julgamento que deve ter fim no dia 12 de setembro.

Segundo o jornalista Paulo Figueiredo, “os Estados Unidos acompanharão de perto as manifestações de 7 de setembro, organizadas por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro em várias cidades do país”.

Leia também: “A República do sigilo”, artigo de Guilherme Fiuza publicado na Edição 285 da Revista Oeste

YouTube videoYouTube video

Fonte: Revista Oeste

Veja mais

Do mesmo autor

+ There are no comments

Add yours